Benefícios do Yoga

A prática do yoga além de melhorar a saúde física, também auxilia na saúde mental. Saiba um pouco mais sobre a harmonia entre corpo e mente.


O yoga é uma técnica milenar que foi criada na Índia com o objetivo de trabalhar aspectos físicos, mentais e espirituais. A prática chegou ao Brasil em 1940 e foi se popularizando lentamente e, 30 anos depois, alcançou popularidade. Mais do que um exercício, o yoga é muito procurado por aqueles que buscam o equilíbrio mental, pois também, frequentemente é indicado como atividade complementar a tratamentos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.


Após, aproximadamente, três meses de prática é possível começar a sentir, de maneira considerável, os benefícios do yoga, afinal, a medida que se vai praticando a atividade, vai se criando uma maior consciência corporal e assim, através de uma mente mais serena, é possível ter maior controle sob o corpo no aspecto físico. A partir desse momento, mente e corpo trabalham em conjunto de forma harmônica e equilibrada.


Nos dias em que vivemos hoje, principalmente durante o isolamento social, o yoga é um exercício que pode ser praticado na sala de casa, na varanda ou, na verdade, em qualquer lugar em que seu tapetinho (também chamado de mat) caiba. O ideal é sempre começar aos poucos e com o suporte de um profissional. Mas o mais importante, é não ficar parado, e o que é de grande ajuda são os inúmeros aplicativos que oferecem aulas e sequências de yoga, desde o nível básico até aquele mais avançado. Essas plataformas podem ser um importante apoio e incentivo para começar. Mas, se for começar a exercitar-se por conta própria, lembre-se de ter uma atenção redobrada para escutar seu corpo e não passar dos seus limites.


Além de aplicativos, também existem contas no instagram de profissionais da área que são notáveis, como a @mikacastro. A Mika, além de dar dicas e ensinar diversos asanas (as posturas do yoga) para diferentes situações, também compartilha com seus seguidores respirações e meditações.


O yoga, quando se torna parte da rotina, traz inúmeros benefícios:


Controle da pressão e batimentos cardíacos


Por regular o sistema nervoso e melhorar a circulação sanguínea, a prática do yoga aperfeiçoa o funcionamento do coração e pulmões. Além disso, também equilibra o sistema endócrino, controlando níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina

A capacidade respiratória também melhora, por conta dos exercícios de expansão dos pulmões e controle de respiração.


Diminui o estresse e ansiedade


A meditação exercida durante a prática yoga ajuda a desenvolver um maior controle dos pensamentos, como focar no presente. Ao desenvolver técnicas de meditação torna-se possível encontrar um equilíbrio emocional, ter sensação de paz, bem-estar e equilíbrio para lidar com o dia a dia. Além disso, a meditação melhora a memória e concentração.


Melhora o prazer no contato íntimo


Desenvolvendo uma maior capacidade de relaxar por conta da prática do yoga, o desempenho sexual também se beneficia desse exercício. Ter o corpo e mente mais relaxados, maior consciência corporal e mais concentração, ajudam a criar um contato íntimo maior com x parceirx. Além disso, o alívio da ansiedade e estresse podem ajudar em questões relacionadas à dificuldade de atingir orgasmo e disfunção erétil.


Alivia dores corporais


Conviver com constantes dores, como dor nas costas, pescoço, ombro ou onde quer que seja, tira qualquer um do sério. O yoga, ao desenvolver uma boa consciência corporal, ajuda a ter uma maior atenção em relação a sua postura, como a percepção de como você está andando, sentando, se está sentido tensão ou não e etc. Ao ficar mais atento a essas situações é possível fazer correções para que o problema não continue.


Os exercícios de alongamento e postura também são grandes aliados no combate a tensões. Além disso, desenvolvem mais flexibilidade aos músculos, aliviando dores nas costas, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.


Os benefícios do yoga não param por aí. A prática também ajuda na melhora do sono, facilita a perda de peso - se necessário, promove condicionamento físico, melhora o sistema imunológico, fortalece a sustentação muscular, entre outros.


Coloque uma roupa confortável, crie um ambiente agradável, com uma luz baixa e um incenso suave, por exemplo e, aos poucos, vá desenvolvendo uma intimidade com a prática. Lembre-se sempre de ouvir seu corpo e não ultrapassar seus limites.


Escrito por,

Equipe Impacto


Referências:

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/35011-6-beneficios-da-ioga-para-a-saude-e-como-comecar-a-pratica-la

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-yoga/