Cinco dicas fáceis para reduzir a geração de resíduos.

As pequenas acções do dia a dia geram grandes mudanças, comece hoje!



Acreditamos que diminuir a quantidade de lixo que geramos é fundamental para uma vida mais sustentável. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer isso de um jeito simples e prático.

Aqui nossas dicas:


  1. Leve sempre com você um kit lixo zero: um copo reto retornável, uma garrafa para água, canudo de inox, talheres e outros utensílios que você sabe que vai precisar ao longo do dia;

  2. Faça você mesm@: Um ótimo exemplo neste caso é a comida: quando preparamos o que comemos, escolhemos os ingredientes, preparamos na quantidade correta, podemos fazer escolhas mais saudáveis e gastamos muito menos do que comprando comida pronta, em restaurantes ou delivery. Também diminuimos a quantidade de embalagem que vem na comida pronta. A mesma ideia vale para diversos produtos. É possível fazer cosméticos naturais e caseiros, um presente personalizado em forma de artesanato, objetos de decoração. E muitas vezes, reaproveitar o que seria jogado fora com trabalhos manuais, que além de ajudar a relaxar ajudam a economizar.

  3. Compre com qualidade: Na hora de escolher os produtos que vai comprar, leve a qualidade em consideração – ela normalmente garante produtos com uma durabilidade maior e que te trazem mais satisfação. Assim você não vai precisar comprar de novo por um bom tempo. Coloque o preço na balança e repense sua compra: às vezes um produto um pouco mais caro vai te atender melhor e por mais tempo.

  4. Valorize o comércio local: Tem uma feira perto da tua casa? Uma mercearia ou padaria no bairro? Uma loja de uma amiga? Compre lá. No caso de frutas e verduras, os produtos vão estar mais frescos e não vão ter viajado tanto para chegar até você – menos gases emitidos pelo transporte, menos embalagens para conservar produtos e talvez um preço menor também. E não esqueça de levar suas sacolas! ;)

  5. Medir a quantidade e qualidade do seu lixo é um passo super importante para ter mais consciência da sua pegada ambiental. Olhar para o próprio lixo pode nos ajudar a ver se estamos consumindo mais do que é necessário, se estamos desperdiçando o que compramos e como podemos economizar nosso dinheiro e os recursos naturais. Por isso, separar lixo é um hábito crucial para quem quer levar uma vida em harmonia com o planeta.


Quer saber mais? Fica ligad@! Iremos trazer mais dicas e novidades para junt@s atingirmos um estilo de vida melhor, dia a dia!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo