Como aumentar a visibilidade da sua marca com nano-influenciadores

A gente já ouviu falar de micro-influenciadores, mas e o potencial dos “nano-influenciadores”? Entenda como as marcas com propósito podem criar estrategias de marketing com propósito, também.


Foto tirada da Pexels


Muito se fala, no mundo do marketing digital, que interessa mais a qualidade e engajamento do deu público, que o tamanho. Comprar seguidores já parece ter ficado na pré-história, mesmo que ainda tem pessoas desesperadas por conseguir muitos seguidores em poucos dias, como se isso significasse alguma coisa. Não é raro ver no Instagram, marcas com milhares de seguidores comunicando o fechamento da empresa. É claro que existem inúmeras razões para uma empresa fechar, mas dificilmente uma marca que fatura bem, fecha suas portas. Isso é só um exemplo de que quantidade de seguidores não é garantia de vendas, se aqueles seguidores não são reais e não estão engajados com a sua marca.


“Criar uma marca de roupas sustentável tem sido uma experiência muito desafiadora”, diz Florencia, uma das criadoras da Impacto Activewear Sustentável. Após meses trabalhando no marketing da marca, ela teve a ideia de aproveitar o engajamento dos clientes, para criar parcerias que possam impulsionar a marca, colocando o foco no que mais interessa pra elas: chegar no público certo, de um jeito genuíno e leve.


Existem muitas opções para divulgar marcas no universo digital, mas as vezes, a quantidade de opções pode virar uma confusão e fazer a marca perder o foco do que realmente ela quer e no que ela acredita. Além de perder dinheiro em campanhas que não trazem os resultados esperados.


Marcas com propósito, que fazem produtos de qualidade, sustentáveis e de forma ética, em geral tem custos mais elevados que as marcas que não cuidam de todos esses pontos. E os recursos para investir em marketing são limitados e precisam ser usados de forma assertiva e também com propósito, para tudo fazer sentido.


“Entendi que não agregava em nada enviar peças para várias influenciadoras (prática que no marketing digital se chama de “seeding”) e torcer por elas toparem divulgar a nossa marca nos perfis delas. Para mim, marketing de influencia não pode ser uma coisa aleatória e forçada, não pode ser por compromisso e sem informação sólida da marca e do produto que você está querendo divulgar. Acredito que precisamos estimular o boca a boca de quem gosta da nossa proposta, descobri que nosso público é muito engajado, porque nossa proposta é diferente, é humana, transparente, local, ecológica, solidária e quem procura isso na moda atual, fica encantado quando conhece a Impacto. Então pensei: porque pagar para Instagram mostrar a nossa marca para pessoas que talvez não estejam dentro do nosso nicho, se podemos presentear as nossas clientes para elas divulgarem no seu circulo de amigos, seguidores e família? Transformar elas em verdadeiras "embaixadoras da marca". E ainda, reforçar nosso relacionamento com elas, o que é muito importante para nós também. Entendi que desse jeito aumentaríamos a família da Impacto de uma forma mais sustentável e genuína”, diz Florencia.


Foi assim que na Impacto foi criada a campanha de “nano-influenciadores” da marca, que troca peças por divulgação, de um jeito muito mas completo e interessante, com conteúdo que fala dos principais pilares e missão da marca, contando também sobre os atributos dos produtos, de forma mais detalhada e precisa.


A campanha está ainda em funcionamento, aberta para clientes da marca ou também potenciais clientes que queiram conhecer os produtos em troca de divulgação.


Marcas com propósito, criam estratégias de marketing com propósito, também.


Criado por

Equipe Impacto



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