Como ler as etiquetas das roupas

Você sabe “ouvir” o que sua roupa quer te dizer?

Photo by Gabby K from Pexels

As informações das etiquetas das peças de roupa são tão importantes quanto o rótulo dos alimentos que compramos. Sabe por quê? Lá podemos encontrar informações sobre sua origem de produção, composição do tecido utilizado e quais os cuidados que devemos ter com essa peça. Além disso, as etiquetas também devem ter o nome da marca e o CNPJ. Todos esses dados são muito importantes para podermos entender o que estamos comprando, de quem e como cuidar da peça em questão.


A origem do produto nos diz em que país ele foi produzido. Olhar essa informação é importante para fazermos escolhas que valorizem a mão-de-obra e a economia local, bem como evitar mais emissões de gases na atmosfera causada pelo transporte, assim diminuindo a pegada de carbono produzida durante esse trânsito. A pegada de carbono causada pela humanidade é uma das principais causas das mudanças climáticas que vêm acontecendo. Reduzir essa pegada é um passo essencial para acabar com o abuso ecológico.


Já a composição nos diz que tipo de tecido é aquele. Aqui temos um grande poder de escolha entre optar por fibras sustentáveis, como a Poliamida Biodegradável ou aquelas de origem natural; ou fibras que não são ecológicas e prejudicam o meio ambiente (nós já falamos um pouquinho sobre fibras de origem natural aqui: https://www.useimpacto.com.br/post/qual-%C3%A9-o-tecido-de-origem-natural-mais-sustent%C3%A1vel)


Outro ponto relevante são as instruções de lavagem, pois a duração das nossas peças está diretamente ligada aos cuidados que temos com elas. Por isso, antes de tirar a etiqueta, vale olhar e entender essas indicações. Às vezes, os símbolos de lavagem por si só podem ser difíceis de entender, mas não há com que se preocupar, pois, logo abaixo e respectivamente, estarão descritos os significados de cada símbolo, portanto, os cuidados a serem tomados ficam fáceis de entender. Para ilustrar, um breve resumo dos símbolos:



Imagem: Site Sou de Algodão


A escolha das peças que compramos, aliada ao cuidado que temos com elas, faz com que possamos fazer melhores e mais duradouras escolhas, afinal, já sabemos que muitas vezes não é necessário comprar coisas novas toda hora. Nossas roupas contam nossas histórias, afinal, nós somos o que vestimos!


Escrito por,

Equipe Impacto


Referências:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/overshootday2/pegadadecarbono/

https://www.ecycle.com.br/3874-pegada-carbono.html#:~:text=A%20pegada%20de%20carbono%20%C3%A9,do%20efeito%20estufa%20(GEEs).

http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/cartilhas/textil/textil.pdf

https://diariodamanha.com/noticias/voce-sabe-ler-as-etiquetas-das-roupas/

https://soudealgodao.com.br/aprenda-a-interpretar-as-informacoes-da-etiqueta-da-roupa/




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo