Conheça o selo OEKO-TEX Stadard 100 para roupas sustentáveis

Entenda o significado e a importância desse selo para garantir a sustentabilidade no mundo da moda.

Photo by RF._.studio from Pexels


É possível que você já tenha comprado alguma peça de roupa que tenha a etiqueta com o selo OEKO-TEX Standard 100. Mas você sabe o que isso significa? Significa que é possível ter certeza de que todos os componentes deste produto - cada detalhe, seja fio, botão ou qualquer outro acessório - foram testados em relação a substâncias nocivas, atestando assim que a peça em questão não pode fazer mal algum para a saúde humana.


O teste é conduzido pelos institutos parceiros independentes OEKO-TEX®, baseado no extenso catálogo de critérios desenvolvido pela companhia. A avaliação leva em consideração diversas substâncias, sejam elas regulamentadas ou não, que podem ser potencialmente prejudiciais à saúde humana. Mas você pode estar se perguntando: “Mas já não existem requisitos nacionais e internacionais que estipulam essas substâncias e seus limites?” E a resposta é sim, existem. Porém, em muitos casos, os valores limite para o selo STANDARD 100 vão além desses requisitos estabelecidos pelos órgãos públicos. O catálogo de critérios é atualizado pelo menos uma vez por ano, incluindo sempre novos conhecimentos científicos ou requisitos legais. É muito complicado para os fabricantes e clientes manterem-se informados sobre uma visão geral da situação legal em relação a substâncias nocivas, por isso a importância da OEKO-TEX®, que conta com especialistas que lideram temas como esse.


Mas, talvez possa ter surgido a dúvida: “E o que pode levar esse selo?” Em princípio, todos os artigos têxteis, ou seja, tecidos, em todas suas fases de produção são adequados para serem analisados a fim de receber a certificação - desde os fios aos tecidos finalizados. De acordo com um sistema modular, cada componente e ingrediente é testado antes que o produto final tenha permissão para levar o selo STANDARD 100.


O certificado então indica que o produto foi analisado em todo seu processo, garantindo que ali não existe nenhum componente que pode nos prejudicar. Esse selo mostra a preocupação da marca em relação ao seu cliente, bem como sinaliza e garante a total segurança que todo o processo foi respeitado.

Hoje, no mercado nacional, já existem marcas que usam tecidos que tenham esse certificado e, para saber, basta olhar na etiqueta da marca. A IMPACTO, por exemplo, trabalha com tecidos OEKO-TEX® Standard 100 e vem com essa informção no tag e também na descrição dos produtos na loja online. Ao escolher produtos que contenham esse selo, você está escolhendo cuidar bem de você.


Escrito por,

Equipe Impacto


Refs.:

https://www.oeko-tex.com/en/our-standards/standard-100-by-oeko-tex

https://www.citeve.pt/artigo/oeko_tex#:~:text=STANDARD%20100%20by%20OEKO%2DTEX%C2%AE%20%C3%A9%20uma%20das%20etiquetas,%C3%A0%20presen%C3%A7a%20de%20subst%C3%A2ncias%20nocivas.&text=Esses%20ensaios%20levam%20em%20considera%C3%A7%C3%A3o,ser%20prejudiciais%20%C3%A0%20sa%C3%BAde%20humana.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo