Detox de compras: veja os cinco passos para te ajudar a ter um guarda-roupas útil

Compras em excesso, sem propósito ou qualidade. Mesmo sem influenciar diretamente nossa saúde física entenda a confusão que isso pode causar na nossa cabeça.

Ao longo dos anos, é bem comum irmos acumulando peças e mais peças. "Será que passo esse casaco pra frente? Mas e se eu resolver usar ele no próximo inverno? Essa peça aqui amassa muito; essa não gosto muito da cor, essa tá velha, passou de moda, não serve mais..." Inúmeras roupas no guarda-roupa podem trazer inúmeros motivos para sentir que não se tem nada para vestir e, então, a necessidade de novas compras. Logo, todo ciclo volta a se repetir e nessas, anos e anos se passam, o acúmulo cresce e algumas peças simplesmente ficam ali, paradas, sem uso, sem viver histórias e assim, a roupa perde o sentido por simplesmente estar ali esperando por um futuro que nunca chega.


É importante termos a quantidade de roupas que, de fato, precisamos, nem mais, nem menos. O consumo exagerado, como proposto pelo fast-fashion, por exemplo, traz incontáveis problemas para a cadeia toda: desde a produção, seus trabalhadores, o meio ambiente, o consumidor até seu o descarte. Nada é pensado para ser duradouro, e esses excessos viram acúmulos que não fazem bem a ninguém.


Em cinco passos a Thalita Ramos, consultora de estilo pessoal com foco em moda consciente, dá dicas práticas de como fazer um detox de compra com o objetivo de montar um armário consciente.


Passo 1: Investigação de estilo pessoal + estilo de vida


Antes de qualquer ação, é importante entendermos o que funciona para nós e o que gostamos. Thalita diz que "entender nosso estilo de vida, nossas prioridades e preferências é necessário. Pense em um círculo em branco como a sua vida e dentro dele estão todas as suas atividades semanais. Divida-o com pesos e medidas corretas. Por exemplo: se o seu trabalho preenche metade da sua semana, preencha 50% do círculo com trabalho, 20% atividade física, 10% balada, 15% lazer (restaurantes, cinema, bares, leitura, etc), 5% festas e ocasiões especiais. Aqui já conseguimos entender qual as prioridades que o seu guarda-roupa deve ter.

Para entender nosso estilo pessoal é importante pesquisar referências: busque imagens que representem o que você gosta hoje, o que gostaria de usar ou o que já usa e gosta, analisando a roupa, seu caimento, a cor, etc e não a modelo que está vestindo. Vale olhar em revistas, no Google ou no Pinterest. Monte um painel com essas imagens."


Passo 2: Revitalização do guarda-roupas


Thalita sugere que se tire um dia todo só para essa etapa: " Tire um dia de folga para fazer o segundo passo: pode te tomar um bom tempo, mas vai valer a pena! Retire tudo o que tem dentro do seu guarda-roupa (tudo mesmo), coloque em cima da cama e comece a análise peça por peça sempre consultando o círculo de atividades semanais e o painel de imagens para definir com foco o que fica e o que sai. Monte pilhas da seguinte maneira para ajudar:

Pilha 1 – fica: Tudo que tem a ver com você, com as referências do painel, e com sua rotina de vida.

Pilha 2 – sai: Tudo que está em mau estado, não serve mais, não tem mais nada a ver com você ou que você já não usa há mais de um ano.

Pilha 3 – ajustes: Tudo a ver com você, mas precisa de pequenos consertos para ter vida nova.

Agora, separa o que sai para mais tarde e foca no que ficou.


Passo 3: Planejamento de compras


Nesse momento, entramos na metade do projeto. Após ajustar todas aquelas peças que estavam na pilha de ajustes, junte-as com a pilha do fica e olhe para tudo junto: "o

que ficou + suas imagens referência + círculo de atividades, comece a montar uma lista do que pode de fato complementar o que você já tem: o que você gosta e não tem ainda, o que você tirou (porque estava manchado, por exemplo), mas você adorava e quer substituir, o que você acha que vai ser apropriado para usar no trabalho, etc. Aqui também é legal pensar nas cores que você gosta e listar junto com as peças que precisa comprar, assim fica mais fácil de encontrar exatamente o que você quer e precisa.

Outra coisa para considerar: para um guarda-roupa render mais com menos, o ideal é que você tenha sempre de 3 a 5 partes de cima (camisa, camiseta, blusa, suéter, cardigan, casaco, colete, etc) para 1 a 2 partes de baixo (calça, short, saia, vestido)." Nos explica Thalita


Passo 4: Alimentando o guarda-roupa de forma saudável


É importante levar em conta que não fala-se sobre não comprar, mas sim consumir de maneira consciente, com sentido e planejamento. Com isso em mente, pode-se levar em conta maneiras mais saudáveis de consumir:


"1. Comprar em lojas vintage e brechós pode ser uma boa pedida. Além de conseguirmos encontrar peças que não encontramos em nenhum outro lugar, estamos deixando de incentivar a produção de mais e mais peças de roupas e consequentemente um consumo desenfreado, tantas vezes sem sentido. Tenho certeza que têm brechós super descolados na sua cidade e mesmo que você não conheça nenhum, pode tentar online no Enjoei.

2. Outra forma muito bacana de alimentar nossos guarda-roupas é através da troca de roupas. Você pode organizar o seu com suas amigas. Também já existem vários eventos em São Paulo para fazer isso. Um deles é o Roupa Livre, que leva o evento para outras cidades do Brasil, além de promover oficinas de costura e de upcycling, que nada mais é do que criar uma nova peça feita de uma roupa que já existe. Então pensa bem, se alguma das peças que você separou para sair do seu guarda-roupa não pode ser reutilizada: seja para ser trocada por outra ou para virar uma nova peça.

3. Depois de tentar e se divertir nas suas experiências alternativas de compras, se mesmo assim ainda não encontrou o que realmente quer, faça sua listinha de lojas preferidas (de preferência que fazem no Brasil com mão de obra justa) e manda ver. Lembrando que valorizar a qualidade do que for comprar vai garantir que a peça dure mais tempo no seu armário. Manter o foco no trabalho que você fez até agora vai te ajudar a não comprar por impulso ou pelo calor da emoção. Só você pode decidir a forma e a frequência com que quer comprar." - Exemplifica a consultora.


Por fim, chegamos a última etapa:

Passo 5: Sessão de looks


Esse é o momento de colocar todas as mudanças em prática: "Escolha primeiro algumas partes de baixo e comece colocando uma ao lado da outra em cima da sua cama. É importante pensar em peças para estações do ano (frio/calor) e ocasiões diferentes de acordo com o círculo de atividades que você fez lá no início.

Por exemplo: 04 peças para trabalhar, 03 para festas, 02 para lazer em geral (bar, jantar, cinema). Depois, nesse mesmo raciocínio, escolha 2 ou 3 partes de cima para cada parte de baixo e complemente com os acessórios: sapato, bolsa, bijoux, cachecol e lenço, etc. Agora experimente todos os looks em frente ao espelho e fotografe só os que você curtir. No final, você vai ter um lookbook só seu, feito só para a sua vida ali no seu celular pronto para ser muito usado e consultado." - Indica Thalita.


Dessa maneira, você terá consciência do que já tem, do que de fato é necessário comprar, além de ser muito mais rápida no momento de se vestir e evitar aquelas possíveis inseguranças no momento de combinar as peças. Além disso, um consumo consciente ajuda, e muito, todo o planeta. Pense nisso.


Por

Equipe Impacto


Texto escrito com base no artigo "Esse Detox de Compras Em 5 Passos Vai Te Ajudar a Montar Um Guarda-Roupa Mais Útil"




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