Greenwashing: uma prática de marketing um tanto suicida

Entenda um pouco mais sobre a abordagem de empresas que dizem ser sustentáveis ou ter produtos verdes mas que, no entanto, são mentiras.


Você já ouviu falar em Greenwashing? Se traduzindo litaralmente, greenwashing signfica "lavagem verde". Tá, mas e o que é de fato? São estratégias de propaganda enganosas onde empresas, organizações não governamentais, indústrias e até mesmo governos promovem discursos e campanhas dizendo-se sustentáveis e com características ecologicamente e ambientalmente responsáveis, porém, sem ser verdade.


Normalmente, o objetivo dessas campanhas é estabelecer um vínculo entre o serviço, produto ou ideia que estão sendo vendidos à uma imagem de consciência e proteção ambiental, porém, quando investigado,vê-se que não foram seguidos os protocolos e cuidados para com o meio ambiente para que tal produto possa, de fato, ser considerado sustentável. Ou seja, muitas vezes essa campanha não respeitou absolutamente nada e tampouco seguiu protocolos que fariam daquela situação ecologicamente correta e, pior ainda, há situações onde tais circustâncias ainda são responsáveis por ferir o meio ambiente. Um exemplo são as campanhas que vendem a falsa ideia de produtos que se dizem eco-friendly, porém que nã realidade não o são.


Além disso, por essa prática criar uma falsa aparência de sustentabilidade, ela acaba induzindo o consumidor ao erro, uma vez que ele acredita no discurso em questão e imagina que fará uma boa escolha e a favor do meio ambiente, porém, quando na verdade, essa decisão pode resultar em um poder de compra prejudicial para a causa ambiental e ou animal.


E então nos surge o questiomento: como evitar cair no greenwashing? Pois é, infelizmente, identificar esse tipo de prática não é fácil, uma vez que é comum elas serem feitas por empresas gigantes e consolidadas em diferentes áreas. No entanto, existem alguns sinais e atividades comuns ao praticar o greenwashing, e são nesses pontos que podemos ficar atentos.


Meio de comunicação


É essencial que a empresa ofereça um meio de comunicação direto entre consumidor e companhia por se o cliente quiser verificar as informações. Se não houver ou as respostas forem evasivas, desconfie.


Declarações falsas


Não só para o greenwashing, mas de maneira geral, é importante questionar. Nesse caso, é comum empresas falarem que existirá um descarte seletivo para aquele produto, quando na verdade eles não tem nenhum controle sobre isso.


Distrações


Um bom exemplo disso, é quando a embalagem chama muita atenção para informações como " 50% menos plástico", quando, na verdade isso pode continuar sendo um problema real para o meio ambiente, dependendo das circunstâncias de como foi produzido.


Relevância das informações


É importante entender a relevância do que está sendo dito, pois muitas vezes são promovidos selos ou informações que são falsas ou irrelevantes. Quando contém a informação "Não possui CFC" (que é uma substância da família de clorofluorcarbono nociva para a camada de ozônio), é um exemplo bem comum e totalmente irrelevante, pois essa substância é proibida por lei. Ou seja, esse produto não é mais sustentável ou ambientalmente correto que qualquer outra categoria


Termos imprecisos


"Amigos do meio ambiente", "produtos verdes", "eco-friendy"... Termos como esses, se não acompanhados de esplicações e embasamentos não significam nada.


Certificados


Todos os produtos e/ou serviços ambientalmente corretos devem ter selos respectivos às suas características que comprovam sua origem. Fique atento aos selos e também a qualidade deles - infelizmente não é raro que usem selos falsos.


Busque conhecer o histórico da empresa e sua reputação. E lembre-se: consumir é um ato político. O que você quer apoiar quando compra de determinado lugar?


Sugestões de leitura para aprofundar-se no tema:

Escrito por,

Equipe Impacto


Fontes:

https://www.politize.com.br/greenwashing-o-que-e/

https://www.projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-greenwashing/



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