Mito ou verdade: Atividade física melhora o sexo

Criar uma rotina saudável de exercícios físicos é importante para alcançar o bem estar tanto dentro como fora da cama

Photo by Ketut Subiyanto from Pexels


Não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para nossa saúde, tanto física como mental. Mas e em relação a vida sexual, o esporte pode ser responsável por aprimorar a qualidade da vida sexual?


Suor, movimentos e gastos de energia. O treino e a prática sexual têm pontos em comum e, sim, a atividade física pode ajudar a melhorar a vida embaixo do edredom. Ter uma rotina ativa, aliada a uma boa alimentação, além de refletir na saúde física, também pode trazer maior sensação de bem estar, diminuir o estresse e também tende a melhorar a autoestima. Levando em conta esses benefícios é possível concluir que você se sentirá melhor consigo mesmo e, uma pessoa que se sente bem na própria pele, tem mais segurança para entregar-se ao parceirx, curtir a relação e, consequentemente, ter uma maior facilidade para aproveitar o momento e alcançar o orgasmo.


Alguns estudos mostram que, atividades físicas diárias estão associadas com a maior frequência e aumento do desejo sexual. Além disso, exercícios físicos são responsáveis por promover uma melhoria do fluxo sanguíneo para a região genital, o que também melhora a qualidade do sexo.


Um estudo relevante sobre o tema foi publicado no Journal of Human Sexuality, onde uma pesquisa contou com 408 voluntários, dentre eles, uma parcela que praticava mais exercícios físicos quando comparado a outra parte. As pessoas que tinham como hábito diário a prática de esporte, mostravam maior grau de satisfação sexual, bem como uma boa autoestima. O entendimento em relação à autoestima se refletia em uma autopercepção de sentir-se mais desejado e uma maior confiança em relação ao desempenho sexual.


Photo by cottonbro from Pexels



Dentre as razões possíveis para esses resultados, é possível chegar em dois aspectos distintos, sendo eles a saúde e a estética. Incontestavelmente, as pessoas que praticam esportes com frequência, costumam ser mais saudáveis, têm maior conhecimento corporal, além de possivelmente controlarem melhor a sensação de estresse e ansiedade, e essas questões podem refletir de maneira positiva diretamente na vida sexual.


Em contrapartida, sendo o objetivo ou não, os exercícios físicos regulares contribuem para um melhor desempenho físico e mudanças estéticas, o que pode contribuir positivamente para a autoestima que, consequentemente, irá repercutir na vida sexual.


Para as pessoas que têm vagina, exercícios que promovem o fortalecimento do assoalho pélvico , como agachamentos e prancha, desenvolvem um tônus muscular vaginal. Então durante a penetração pode-se ter um maior controle para contrair ou relaxar, ditando assim o ritmo da relação e oferecendo mais prazer para ambas as partes. Para as pessoas que querem aumentar a produção de testosterona, a prática de esportes é um grande aliado, pois a atividade física promove a produção desse hormônio que está associada ao aumento de energia e libido. Isso acontece, porque ao exercitar-se ocorre um fortalecimento do sistema cardiovascular, redução de peso e gordura corporal e são esses fatores determinantes para que a testosterona funcione bem. Porém é claro que essas situações não são regras para todas as pessoas, cada corpo funciona de uma maneira.


A satisfação sexual envolve uma série de fatores, mas é principalmente uma combinação entre bem-estar físico e emocional. Ou seja, criar uma rotina saudável, com exercícios, boa alimentação e de boa conversa com seu parceirx é muito importante para sentir-se bem dentro e fora da cama.



Escrito por,

Equipe Impacto


Referências:

https://blog.bodytech.com.br/dose-de-exercicios-fisicos-melhora-o-desempenho-sexual/#:~:text=De%20acordo%20com%20uma%20pesquisa,se%20comparados%20a%20homens%20sedent%C3%A1rios.

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/09/exercicios-fisicos-x-sexo-desempenho-e-satisfacao-aumentam-com-vida-ativa.html





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo