
Moda circular, uma necessidade.
Conheça algumas ações governamentais que podem ajudar a tornar a moda circular uma realidade possível.

O Brasil tem 211 milhões de habitantes e, nosso país é responsável pela produção anual de, aproximadamente, 42,5 peças de roupa por habitante. Fazendo uma conta básica, pode-se dizer que então temos a produção de 8.967.500.000 de peças que têm um mesmo e único destino final: os aterros sanitários e lixões.
Considerando que a maior parte dessa produção é de roupas feitas com fibras de algodão e poliéster, sabe-se então que elas demorarão de 10 (algodão) a 400 (poliéster) anos para se decompor. Ao longo desse período, a decomposição não se faz ilesa para o meio ambiente, emitindo gases do efeito estufa.
Apenas com esses dados, vê-se que é mais do que urgente que existam políticas públicas que estimulem práticas circulares, desde o início ao fim da cadeia de produção.
O relatório Fios da Moda, pela Modefica, traz uma Perspectiva Sistêmica para Circularidade e olha para os primeiros passos dessas produções, como, a plantação de algodão, por exemplo, até seu fim, seja ele o descarte ou a reciclagem do material. Abaixo destacamos 06 soluções propostas às entidades públicas para que colaborem com que seja possível termos uma indústria menos danosa às nossas vidas e ao meio ambiente.
Criar políticas que incentivem e colaborem com a reciclagem de fibras têxteis;
Aprovar o projeto de Lei 6670/16, da Comissão de Legislação Participativa, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos;
Fortalecer a agricultura orgânica, gerando mais empregos no campo;
Fortalecer processos e fiscalizações de certificações sociais para fibras têxteis;
Diversificar a mão de obra dentro da indústria;
Promover programas para emprego informal, como os coletores e as cooperativas.
O relatório conta com uma pesquisa, sendo ela a primeira publicação brasileira responsável por compilar e analisar os impactos socioambientais da produção das três fibras mais usadas na indústria da moda: o algodão, o poliéster e a viscose. A produção deste relatório está diretamente ligada à urgência da transformação que deve, sim ou sim, acontecer na próxima década, se quisermos garantir minimamente condições de vida estáveis na terra, frente a este cenário climático que não parece nada - tampouco é - promissor para nossas vidas.
Fontes:
https://reports.modefica.com.br/fios-da-moda/
https://www.modefica.com.br/