Muita calma nessa hora

Trouxemos algumas técnicas para reduzir o estresse porque sabemos que 2020 foi difícil e que ainda o 2021 irá trazer mais desafios para todos nós.


Foto de Rojan Maguyon no Pexels


Estamos passando por um momento histórico tão crítico e impensado, que fica difícil não ficar estressados e angustiados. O único caminho possível para sair dessa situação ou na verdade, levar em frente da melhor maneira possível, é procurar dentro de nós, uma paz interior que possa nos ajudar a chegar até o final da campanha de vacinação com saúde mental e aprendizados.


Mas o que é paz interior?


Paz interior é um estado de bem-estar que é possível de alcançar, mesmo no meio de uma pandemia ou outros problemas externos. Não é fácil, mas em momentos como esse é importante e urgente.


O budismo por exemplo acredita que a paz interior é o caminho para uma vida boa e para a existência de paz exterior. Se todos os seres alcançassem a paz interior, existiria paz no mundo, paz exterior.


Como alcançar a paz interior?


A técnica mais usada é a da meditação. Também existem outras técnicas como escutar música clássica ou sons da natureza. Criamos uma lista de atividades que com certeza vão te ajudar alcançar essa paz tão desejada e necessária:


Procure intensificar o contato com a natureza: as plantas, animais e paisagens trazem bem-estar para a gente. Sentir que fazemos parte de um universo maior que a gente faz com que os nossos problemas pareçam pequenos e nossa existência menos transcendente. Diminui o nosso ego porque entendemos que somos apenas um grão de areia nesse vasto universo de seres e matéria. Começamos admirando desde pequenas coisas como um vaga-lume no meio da escuridão, até uma montanha imensa e imponente com o incrível céu azul de fundo. Se maravilhar com coisas simples, traz paz. Não precisa viajar muito, procure um lugar perto de onde você mora, vai na praça perto da sua casa ou fica no seu jardim.


Se tem animais de estimação, fique por perto ou adote, se pode cuidar responsavelmente: os animais de estimação são muito bons para nossa saúde mental. Está comprovado que animais fazem bem, tanto assim que existem as zooterapias que não são mais do que terapias que contam com a presença de animais para melhorar a saúde mental e física dos humanos. Quem tem pet, sabe do que estamos falando! Se for adotar, sempre lembre que é uma decisão para ser levada a sério, pense no futuro, por exemplo, se conseguirá dar conta dele quando o home office acabar, se terá recursos para comprar alimento e dar vacina, etc.


Medite: a meditação é a técnica mais eficaz na busca da paz interior. Com poucos minutos por dia, você conseguirá manter por várias horas a mente calma. Se precisar faça no começo do dia e no final do dia também, para garantir um sono tranquilo e reparador.

Se você não sabe como meditar, existem inúmeras técnicas e aplicativos que ajudam iniciantes.

Uma técnica simples e fácil é a de se sentar confortável, com a coluna reta, olhos meio fechados, e respirar normalmente, focando toda a sua atenção no ar que entra e sai do nariz. Dessa forma você só foca na respiração, deixando os outros pensamentos irem embora. Se eles voltarem, tudo bem, você volta focar na respiração e continua assim por alguns minutos, pode começar com 3 minutos, 5 minutos no dia seguinte, e assim por diante. Quanto mais tempo você consiga, melhores os resultados.

Atenção! Não se frustre, no começo não é nada fácil. Estar tentando já tem muito mérito, continue e irá melhorar.


Durma bem: sem suficientes horas de sono, ninguém consegue bem-estar emocional, muito menos paz. É uma questão neurológica que acaba afetando nosso psicológico. É difícil dormir bem quando estamos estressados, por isso é importante criar um ritual antes de dormir. Deixe o celular longe, tome um banho quente, coloque no quarto algum aromatizador com óleo essencial relaxante como lavanda, prepare um chá de camomila, faça uma meditação, tente deixar a sua cama arrumada e confortável e se tudo isso não funciona, bota um som de natureza de fundo como chuva ou água, para criar aquele ambiente calmo.


Limite o tempo frente à TV: os jornais ou programas de tv em geral aumentam a nossa ansiedade. É importante estarmos informados, mas também é importante limitar o tempo que você fica frente à TV, escolher quais jornais você irá assistir ou ler e quais programas de tv você deixará entrar na sua casa. Lembre-se: sua casa é seu templo, a TV ligada o dia inteiro só irá trazer informações em excesso que, mesmo você não percebendo, acabam entrando no seu sistema, gerando estresse. Escolha músicas calmas, música clássica ou músicas instrumentais, sons da natureza também são uma boa escolha. Existem várias playlists no Spotify de sons da natureza e música para relaxar.


Faça exercícios físicos: o exercício físico pode ser seu melhor aliado para combater o estresse. Quando treinamos, produzimos vários hormônios como endorfinas e serotonina que estão diretamente relacionadas à felicidade e sono. Você irá se sentir melhor, mais disposto e feliz e dormirá bem. Se conseguir treinar todos os dias, irá perceber como a melhoria é bem maior.


Se apoie nas pessoas que amam você: parece um pouco clichê, mas muitas vezes achamos que os nossos problemas são só nossos e temos que resolvê-los sozinhos. Esquecemos que tem muitas pessoas ao nosso redor que nos amam e podem nos ajudar, mesmo que só seja conversando e escutando. Não pense que irá entediar aos outros com seus problemas, quem ama, cuida, e quer saber dos problemas para apoiar e ajudar.


Faça psicoterapia: procure ajuda de um profissional. Não precisa chegar no limite para iniciar uma terapia. Com certeza o ganho de paz interior e o autodescobrimento serão muito benéficos para você e seu futuro.



Então você já sabe, não está fácil para a nossa saúde emocional, mas temos muita coisa para fazer e tentar melhorá-la. Convidamos você a vestir uma legging, uma camiseta confortável e uma máscara e ir dar uma caminhada de 15 minutos, você estará dando o primeiro passo para uma mente mais calma.



Escrito por,


Equipe Impacto.