O que é ser mulher? Mulheres fora do padrão comportamental feminino

Questionamentos sobre como é viver em uma sociedade sexista.

Photo by Tima Miroshnichenko from Pexels


A poeta Rupi Kaur, escreveu as seguintes linhas:

"what is the greatest lesson a woman should learn

that since day one

she's already had everything she needs within herself

it's the world that convinced her she did not"


Em tradução livre:

"qual a melhor lição que uma mulher deveria aprender

que desde o dia um

ela já tem tudo que ela precisa dentro de si

foi o mundo que a convenceu que ela não o tem"


Existem milhares de regras pré estabelecidas de como as mulheres devem se comportar, se vestir e ser. Passe maquiagem, faça suas unhas e seu cabelo, malhe, corra mais um quilômetro, fique mais magra, mas não tão magra, seja assim, seja assado e então será aceita. Você é aceita?


Uma sociedade regida majoritariamente por homens se torna, inevitavelmente, machista e sexista. São diversos os temas ligados diretamente a mulher, porém que são analisados e "entendidos" por homens. Por que um grupo de homens no poder devem decidir sobre a legalidade do aborto? Por que os homens, simplesmente por serem homens, tem um salário mais alto, mais direitos e por aí vai? E o que acontece quando uma mulher bate de frente e vai em contrapartida a essas atitudes?


Ser uma mulher fora dos padrões esperados pela sociedade implica em julgamentos mil. Seja fora do padrão estético ou comportamental, a luta para ser escutada é grande. Você já parou para se perguntar por que quando um homem cuida do seu filho ele é visto como pai do ano, enquanto a mulher não fez mais do que sua obrigação? Por que quando um homem vê que está sendo seguido na rua ele pode pensar que vai ser assaltado, e a mulher chega a torcer para que seja apenas um assalto? E já pensou que quando um homem está bebendo bastante numa festa ele tá só se divertindo, mas ah, mulher bebendo demais é feio, né? E quando a mulher resolve mostrar seu corpo, de maneira real, muitas vezes olham para suas estrias e celulites e comentam que isso não é legal, mas, em contrapartida, quando um homem mostra essas partes do seu corpo, raramente existirá um comentário de repressão? Já pensou que quando um homem não quer casar, ele tá certo, tem que focar no trabalho, mas e a mulher? Tá ficando velha, já já ninguém vai querer.


Talvez esse artigo de hoje tenha mais perguntas do que respostas. A pesquisa para escrever sobre o tema foi extensa, mas sempre deixando uma dúvida: Por que quando uma mulher age exatamente da mesma maneira que um homem, na mesma situação, a repercussão é completamente diferente, sendo opostas, negativa e positiva, respectivamente?


A resposta para essa pergunta não é única, fácil ou nem simples. No artigo que postamos contando um pouco sobre o dia da mulher (https://www.useimpacto.com.br/post/dia-da-mulher-um-pouco-de-hist%C3%B3ria), fizemos indicações de algumas ferramentas que podem nos ajudar a entender melhor determinadas situações ligadas a mulher x socieda atual, tanto no âmbito estético como comportamental:

  • Livro O Calibã e a bruxa, por Silvia Frederici

  • Livro O Ponto Zero da Revolução, por Silvia Frederci

  • Livro O Mito da Beleza, por Naomi Wolff

Fizemos uma seleção de alguns perfis de mulheres inspiradoras e consideradas fora do padrão (de acordo com a sociedade atual), que podem nos ajudar a ver o mundo com outros olhos - o olhar da empatia, da força e não julgamento.


Greta Thunberg, no @gretathunberg

Ativista ambiental, Greta já teve seu conhecimento e atitudes questionados e debochados por personalidades como o ex-presidente do Estados Unidos, Trump. Ele alegou que uma "menininha" não teria tal capacidade. Esse é um exemplo claro do que é ser mulher fora dos padrões comportamentais: jovem e autista, Greta luta incansavelmente pelo planeta. Mesmo sempre respaldada pela ciência, muitas vezes é descredibilizada simplesmente por ser quem é.


Alexandra Gurgel, no @alexandrismos

Ela aborda temas como autoaceitação, "papéis" da mulher, relações homoafetivas, além de produzir materiais super importantes questionando a indústria da beleza.


Mariana Mendes, no @marianamendes.m

Mariana é uma modelo que aborda o tema Skin Positive. Com uma mancha de nascença no rosto, ela vai contra os padrões que se espera de uma modelo.


Malala Yousafzai, no @malala

Aos 15 anos, ao sair do colégio, Malala foi baleada na cabeça por talibãs. Seu "crime" foi se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres de seu país. A ativista luta pelo direito a educação da mulheres e foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel, o da Paz.


Erika Hilton, no @hilton_erika

Erika é a primeira vereadora trans e negra de São Paulo. Uma mulher cheia de força que não abaixa a cabeça e luta diariamente dentro de um ambiente maioritariamente masculino, as Câmaras Municipais.


E, para finalizar o texto de hoje, deixamos o poema "Be a Lady" ou "Seja uma dama", escrito por Camille Rainville, em 2017, onde aborda as dicotomias da feminilidade.


"Seja uma dama, disseram. Sua saia é muito curta. Sua camiseta é muito pequena. Suas calças estão muito apertadas. Não mostre tanta pele. Não mostre suas coxas. Não mostre seus seios. Não mostre sua barriga. Não mostre seu decote. Não mostre sua roupa íntima. Não mostre seus ombros. Cubra-se. Deixe algo à imaginação. Vista-se com simplicidade. Não seja uma tentadora. Os homens não conseguem se controlar. Os homens têm necessidades. Você está desarrumada. Relaxe um pouco. Mostre um pouco de pele. Seja sexy. Seja ‘hot’. Não seja tão provocativa. Você está pedindo. Vista preto. Use saltos. Está bem-vestida. Está mal-vestida. Não use essas calças; parece que você exagerou.


Seja uma dama, disseram. Não seja muito gorda. Não seja muito magra. Não seja muito grande. Não seja muito pequena. Coma. Emagreça. Pare de comer tanto. Não coma muito rápido. Peça uma salada. Não coma carboidratos. Evite a sobremesa. Precisa diminuir de peso. Entre nesse vestido. Faça dieta. Cuidado com o que come. Coma aipo. Masque chiclete. Beba muita água. Precisa entrar nesses jeans. Deus, você parece um esqueleto. Por que não come? Parece abatida. Parece doente. Coma um hambúrguer. Os homens gostam de mulheres com um pouco de carne nos ossos. Seja pequena. Seja leve. Seja pequenina. Seja feminina. Seja tamanho zero. Seja um duplo zero. Seja nada. Seja menos do que nada.


Seja uma dama, disseram. Raspe os pelos do corpo. Depile a perna. Depile as axilas. Depile a virilha. Depile seu rosto. Depile seus braços. Tire suas sobrancelhas. Tire o bigode. Clareie isso. Clareie aquilo. Deixe sua pele macia. Bronzeie sua pele. Apague suas cicatrizes. Cubra suas estrias. Enrijeça seu abdômen. Preencha seus lábios. Coloque botox em suas rugas. Levante seu rosto. Malhe a barriga. Afine suas coxas. Tonifique suas panturrilhas. Levante seus peitos. Pareça natural. Seja você mesma. Seja genuína. Tenha confiança. Está se esforçando demais. Parece exagerada. Os homens não gostam das garotas que se esforçam demais.


Seja uma dama, disseram. Use maquiagem. Embeleze seu rosto. Oculte suas imperfeições. Contorne seu nariz. Ressalte as maçãs do rosto. Preencha suas sobrancelhas. Alongue os cílios. Pinte seus lábios. Pó, ruge, bronzer, ressaltado. Seu cabelo é muito curto. Seu cabelo é muito comprido. Tem pontas duplas. Ressalte seu cabelo. Suas raízes estão aparecendo. Tinja o cabelo. Não azul, parece antinatural. Está ficando grisalha. Está com aparência de velha. Pareça jovem. Pareça juvenil. Tenha uma aparência sem idade. Não seja velha. As mulheres não envelhecem. O velho é feio. Os homens não gostam do feio.

Seja uma dama, disseram. Cuide de você. Seja pura. Seja virginal. Não fale de sexo. Não flerte. Não seja uma puta. Não durma por aí. Não perca sua dignidade. Não faça sexo com muitos homens. Não se entregue. Os homens não gostam das vadias. Não seja pudica. Não seja tão tensa. Divirta-se um pouco. Sorria mais. Dê prazer aos homens. Seja experiente. Seja sexual. Seja inocente. Seja lasciva. Seja virginal. Seja sexy. Seja a garota incrível. Não seja como as outras garotas.


Seja uma dama, disseram. Não fale muito alto. Não fale muito. Não seja espaçosa. Não sente assim. Não fique parada assim. Não intimide. Por que é tão triste? Não seja uma vadia. Não seja tão mandona. Não seja assertiva. Não exagere. Não seja tão emotiva. Não chore. Não grite. Não jure. Seja passiva. Seja obediente. Suporte a dor. Seja agradável. Não se queixe. Massageie o ego dele. Faça com que se apaixonem por você. Os homens querem o que não podem ter. Não se entregue. Faça com que trabalhem por você. Os homens amam a perseguição. Dobre a roupa dele. Faça seu jantar. Faça-o feliz. Esse é o trabalho de uma mulher. Algum dia será uma boa esposa. Use o sobrenome dele. Manteve seu nome? Louca feminista. Dê filhos a ele. Não quer filhos? Algum dia terá. Mudará de opinião.


Seja uma dama, disseram. Não seja estuprada. Proteja a si mesma. Não beba muito. Não ande sozinha. Não saia muito tarde. Não se vista assim. Não mostre demais. Não fique bêbada. Tome conta de sua bebida. Tenha um confidente. Ande em locais bem-iluminados. Fique nos bairros seguros. Diga a alguém aonde vai. Carregue spray de pimenta. Compre um apito contra estupro. Use suas chaves como uma arma. Faça um curso de defesa pessoal. Verifique seu porta-malas. Feche suas portas. Não saia sozinha. Não faça contato visual. Não hesite. Não pareça fácil. Não chame a atenção. Não trabalhe até tarde. Não faça piadas sujas. Não sorria a estranhos. Não confie em ninguém. Não diga sim. Não diga não.

Simplesmente disseram “seja uma dama”.


Escrito por,

Equipe Impacto


Fontes:

@ilustraclementine

@movimentocorpolivre

https://brasil.elpais.com/verne/2020-03-04/seja-uma-dama-e-outras-pressoes-sociais-as-mulheres-sao-narradas-em-video.html



8 visualizações0 comentário