PANCs: Você sabe o que são?

Plantas Alimentícias não convencionais: entenda um pouco mais sobre essas plantas que podem fazer parte do no nosso cardápio



Basicamente, as PANCs - plantas alimentícias não convencionais - são plantas ou flores que podem ser ingeridas como alimentos, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinadas regiões. Por falta de conhecimento, deixamos de ver certas plantas como possível parte do nosso cardápio e ignoramos esses nutrientes oferecidos pela natureza e que, muitas vezes, estão facilmente à nossa disposição.


Essas plantas possuem uma ou mais partes que podem ser ingeridas. Ao acrescentar as PANCs nas nossas refeições, além de termos uma dieta mais saudável, também passamos a valorizar os ingredientes locais, assim como desenvolvemos um maior conhecimento do que nossa região pode nos oferecer.


As PANCs podem ser tão nutritivas quanto aquelas que já estamos acostumados a comer. Geralmente são plantas rústicas, raramente afetadas por pragas ou doenças e bem adaptadas ao clima de sua região, além de serem eficientes na absorção de nutrientes. Por essas características são consideradas plantas de fácil cultivo.


De maneira geral, as PANCs são alimentos alternativos nutritivos e de fácil acesso, portanto são uma categoria de alimento com grande potencial na ajuda ao combate à desnutrição da população de baixa renda.


Porém, ao optar por consumir essa categoria de plantas, é importante saber fazer a identificação correta, seja através de seus nomes científicos, estudos ou por um profissional da área. Abaixo, dividimos com vocês alguns exemplos de pancs.


Begônias

As begônias são flores que, além de trazerem um lindo visual para qualquer prato, podem ser ingeridas cruas nas saladas. Também podem acompanhar mousses e geléias.


Dente-de-leão

Quem não ficava procurando dente-de-leão quando era criança para soprar e ver aquelas delicadas plumas voarem, não é mesmo? Mas essa planta vai além da nossa diversão. Elas são ricas em vitamina A e C e as flores e folhas podem ser consumidas de diferentes maneiras.


Hibisco

Talvez você já tenha ouvido falar em chá de hibisco, que acabou tornando-se um pouco mais comum nos últimos anos, porém determinadas partes dessa planta também podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.


Serralha

A serralha é uma PANC rica em vitamina A e D. Com sabor que lembra o do espinafre, essa planta pode ser usada crua em saladas. Além de serem nutritivas, deixam o prato muito bonito e atraente.


Capuchinha

A capuchinha pode ser encontrada em diferentes cores: tons de amarelo, laranja e vermelho. A parte que se come são suas pétalas coloridas, pois é nessa região de cor vibrante que se concentram os carotenoides, compostos que atuam como antioxidantes e se convertem em vitamina A no nosso organismo.


Esses são apenas alguns poucos exemplos das plantas alimentícias não convencionais. Procure se informar sobre o que sua região tem a oferecer para você. Além de uma alimentação mais saudável, é possível trazer uma certa economia para o bolso e um prato muito mais bonito!


Escrito por,

Equipe Impacto


Fontes:

https://saberhortifruti.com.br/pancs/

https://www.ecycle.com.br/5387-pancs.html

https://www.mildicasdemae.com.br/2019/04/4-pancs-plantas-alimenticias-nutritivas-para-cultivar-com-as-criancas.html


Imagens:

Capa: Foto de Nandhu Kumar no Pexels

Begônias: Imagem editada e redimensionada de Grisélidis G, está disponível no Pixabay

Dente de leão: Imagem extraída do site https://blog.plantei.com.br/pancs-mais-comuns/

Hibísco: Foto de Nandhu Kumar no Pexels

Serralha: Imagem editada e redimensionada de Alvesgaspar, Sonchus, está licenciada sob CC BY-SA 3.0

Capuchinha: Imagem retirada do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropaeolum_majus#/media/Ficheiro:Capucines_rouge_et_jaunes.jpg


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo