Receita caseira de sabão líquido biodegradável para roupas

Aprenda em poucos passos a fazer seu próprio sabão para roupas. Economize e seja mais gentil com a natureza.



Fazer o próprio sabão líquido é mais fácil do que você imagina e são muitos os benefícios: ele é biodegradável, porque é feito com matérias-primas que não agridem o meio ambiente, é econômico e também é prático, pois pode ser utilizado em máquinas de lavar roupas.


Ingredientes:


  • 1,5 L de água.


  • 200 grs de sabão de coco em barra (marca sugerida: Milão ou sabonetes de coco artesanais como o que é comercializado no Instituto Chão, Vila Madalena, SP).


  • 50 ML de álcool.


  • 3 colher de sopa de bicarbonato de sódio.


  • 5 a 10 gotas de óleo essencial de sua escolha (opcional).



Passo a passo:


1- Rale o sabão de coco e coloque-ojunto com a água numa panela. Espere até dissolver - a temperatura deve ser entre 70° C e 90° C.


2- Adicione o álcool.


3- Adicione o bicarbonato.


4- Adicione o óleo essencial.


5- Deixe esfriar e guarde numa garrafa plástica ou de vidro. Use um funil para evitar vazamentos na hora de passar da panela para a garrafa.


Para calcular quanto sabão precisa para lavar as suas roupas é fácil. Use 20% do peso das roupas que irá lavar, em sabão. Por exemplo, se suas roupas juntas pesam 1kg, use 200 grs de sabão.


É importante tomar muito cuidado ao manipular a panela a fim de evitar acidentes. Se você mora com crianças pequenas, mantenha elas longe do fogo e procure não deixar o cabo da panela sobressaindo do fogão. Lembre-se que a maioria dos acidentes acontecem em casa!


Use máscara na hora de cozinhar o sabão ou tente não inalar o vapor gerado. Mesmo não sendo produtos tóxicos, não é recomendado se expor desnecessariamente a qualquer tipo de produto químico.


Aproveite seu sabão e divulgue a receita para seus amig@s!


Escrito por,

Equipe Impacto


Referências:

Esta receita fez parte de uma oficina de tingimento natural da Flavia Aranha, na qual a Flor, co-fundadora da Impacto, assistiu em Outubro de 2020.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo