
Tomar sol através de uma janela diminui a absorção de vitamina D?
Mitos e verdades desta vitamina que foi e é tão importante em tempos de isolamento.

Photo by Anna Shvets no Pexels
Alguma vez você se perguntou como é que obtemos Vitamina D do Sol? Na verdade, a exposição do nosso corpo ao sol acorda a vitamina D que já existe dentro dele. Mas como isso acontece é desconhecido pela maioria das pessoas.
Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) do sol fazem com que uma substância presente na nossa pele chamada colecalciferol, se transforme em vitamina D. Numa entrevista para o G1, o reumatologista do Hospital Sírio Libanês Cristiano Zerbini explica que cerca de 90% da aquisição de vitamina D é feita desta forma, e apenas 10% é a través dos alimentos.
Ele também diz que para termos uma boa dose de sol e, por consequência, de vitamina D, é aconselhado ficar entre 15 e 20 minutos no sol, antes das 10 da manhã, pelo menos três vezes por semana, deixando braços e pernas expostos. Pessoas muito brancas podem ficar menos tempo, pelo menos 5 minutos.
Os benefícios desta vitamina são vários, desde auxiliar na fixação do cálcio nos ossos e assim evitar a osteoporose, ajudar no equilíbrio, evitando quedas e até dar mais vigor aos músculos. Ela também é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, ela é capaz de melhorar a capacidade respiratória e reduzir a inflamação.
Quanto sabemos desta vitamina tão comentada por todos? Coletamos alguns mitos e verdades sobre a Vitamina D:
A falta de vitamina D no organismo só afeta os ossos.
Mito: a deficiência de vitamina D está relacionada não só com osteoporose mas também com outras doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, artrite reumatoide e lúpus. Em mulheres grávidas, aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista.
O sol é a maior fonte de vitamina D.
Verdade: como falamos no começo desta matéria, 90% da vitamina D vem como consequência da exposição ao sol.
Usar filtro solar atrapalha na produção de vitamina D.
Verdade: por conta disso é importante cuidar da pele também, não se expondo em horários onde o sol está muito forte (o aconselhado é tomar sol antes das 10 am), nem por mais tempo do recomendado (15 a 20 minutos no máximo), mais ainda se a sua pele for clara e sensível.
A Vitamina D é um hormônio.
Verdade: como ela pode ser sintetizada pelo organismo ela é um hormônio e não uma vitamina.
Tomar sol através de uma janela diminui a absorção de vitamina D.
Verdade: os vidros das janelas não deixam passar os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que são os responsáveis pela síntese de vitamina D no nosso organismo.
Excesso de vitamina D não traz nenhum problema no organismo, quanto mais, melhor.
Mito: está comprovado que excesso de vitamina D aumenta a chance de contrair doenças como cálculos nos rins, diminui a densidade óssea ao contrário de aumentá-la, entre outros problemas de saúde. Lembre-se, a diferença entre o veneno e o antídoto é a dose.
Agora que temos mais claro porque a vitamina D é importante, mais ainda no cenário atual de pandemia, e sabemos como podemos e devemos obtê-la, convidamos você a dar um pulo no quintal, sair na varanda ou abrir as janelas, e se deixar abraçar pelo sol! ♡
Escrito por,
Equipe Impacto
Referências: