Uma lavanderia sustentável: Como lavar as suas roupas de forma eco-friendly?


Atualizado: Nov 26

Às vezes esquecemos, mas sabia que tem uma coisa que sempre estará lá para você, mesmo nos momentos mais difíceis? É a cesta de roupa suja! :)

Fonte: Pexels


Pode deixar isso para amanhã, mas se você quiser manter os seus amigos, você vai ter que lavar essas roupas de qualquer forma. Mas, sabendo que uma máquina de lavar gasta pelo menos 50 litros de água com cada lavagem, como você faz isso de forma sustentável?


Aqui te explicaremos todas as maneiras pelas quais você consegue reduzir o impacto no meio ambiente ao lavar suas roupas...


1. Nada de copos meio cheios ou meio vazios. Enche a máquina inteira!

Talvez você seja uma pessoa que passa pela vida com um copo meio cheio, mas agora você pode encher aquele copo inteiro! Quanto mais roupas você consegue colocar juntas na máquina, melhor. Evite fazer lavagens quando a máquina não está cheia e, quando não puder, ajuste a quantidade de água usada durante a lavagem.


2. Use um detergente eco-friendly

Um sabão de roupas sustentável faz uma diferença maior do que você imagina. Em vez de usar químicos nas suas roupas (que até podem causar reações alérgicas), a maioria das versões sustentáveis são hipoalergênicas, como os que são comercializados no site da PECOH ( https://pecoh.com.br/ ). E esses químicos não ficam somente nas suas roupas, eles também vão direto para o esgoto onde eles podem não ser tratados e acabar direto nos rios e oceanos. Então, o detergente que você usa afeta diretamente a vida aquática. A água que sai da máquina quando é usado um detergente eco-friendly, pode até ser usada para regar as suas plantas. Este detergente líquido, por exemplo, é seguro e a água da lavagem pode ser usada com esse fim.



Use um detergente natural e sustentável para evitar que químicos agressivos acabam nos rios e oceanos.


Isso é válido também para tirar manchas. Com sabão de coco ou com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, você já consegue tirar a maioria das manchas. É importante saber que quanto antes você conseguir tratar a mancha, mais rapidamente ela irá sair.



No site da PECOH, você pode aprender a fazer o seu próprio tira-manchas e achar todos os ingredientes naturais. Ou simplesmente use um stick de sabão de coco para tratar manchas na hora.


3. Reduza a temperatura

Dependendo da sua máquina e da sua casa, você pode estar usando água quente para lavar as suas roupas. Isso pode ser melhor para tirar algumas manchas difíceis, mas também requer mais energia. Energia que em muitos casos é produzida liberando emissões de CO2 na atmosfera. Então, quando não precisar, lave na temperatura mais baixa.


4. Ao ar livre

Pela mesma razão de economizar energia, é melhor deixar as suas roupas secar ao ar livre em vez de na secadora. Você vai ficar bem mais feliz ao receber a sua conta de energia também 😉.



Deixe as suas roupas secarem ao ar livre para economizar energia (e evitar emissões)



5. Separe as roupas na hora de lavar

Existem várias ideias em sustentabilidade. Uma delas foi da designer Vivian Westwood ‘Buy less, choose well and make it last’ ou seja, ‘Compre menos, escolha bem e deixe durar’. Uma outra é ‘Sempre tente reutilizar antes de reciclar’. O que queremos dizer aqui é que quanto mais você consegue deixar a sua roupa durar, melhor! E para aumentar a vida útil da sua peça, é importante lavá-la da forma certa. Separe as suas roupas por cor (brancas, coloridas e pretas) para elas não perderem as cores delas. Assim vai parecer que você as comprou ontem! Afinal, quem quer jogar fora as roupas que comprou ontem? 😉

Separe as suas roupas em três grupos: roupas brancas e claras (azul e cinza), roupas coloridas e roupas pretas e escuras. Você também pode consertá-las ou se não dê, usá-las como pano de chão ou limpeza.



6. Compre roupas de têxteis naturais e biodegradáveis

O tipo de têxteis dos quais as suas roupas são feitas é super importante! Quanto mais têxteis naturais e biodegradáveis, melhor. Toda roupa solta micro-fios e no caso de roupas sintéticas, esses fios são basicamente micro-plásticos tão pequenos que eles acabam nos rios e nos oceanos (e nos peixes e vida aquática) ou até voltam para a gente pela torneira. Isso não quer dizer que a solução é beber água engarrafada, porque na verdade já houve testes mostrando que essas águas também já contêm micro-plásticos. Então é melhor evitar que os micro-plásticos acabem na água no primeiro lugar, não é?



Todas as nossas roupas soltam micro-fios que nem essa camiseta branca. Com roupas de têxteis naturais ou biodegradáveis não tem problema, mas os micro-fios de têxteis sintéticos, na verdade são micro-plásticos que contaminam a água.



E pronto! Esses são os 6 passos que você já pode tomar hoje para diminuir o impacto da sua lavanderia no meio ambiente. E para quem quiser começar hoje, você pode já começar no site da PECOH e pegar um desconto de R$ 10 na sua primeira compra com IMPACTOACTIVE.